Alergias | Pólenes com níveis elevados na maioria das regiões
Segundo a informação da A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), esta semana, a concentração de pólen no ar irá registar valores de risco:
- Elevado: na região do Alentejo
- Baixo a elevado: na região da Beira Litoral, na região da Beira Interior e na região de Lisboa e Setúbal
- Baixo a moderado: na região de Trás-Os-Montes e Alto Douro, na região de Entre Douro e Minho e na região autónoma dos Açores
- Baixo: região autónoma da Madeira
Ao longo da semana, estão previstos “alguns dias de precipitação, com maior incidência nas regiões do Norte do país. Desta forma, devido ao efeito “lavagem da atmosfera”, é expectável que a concentração polínica se mantenha baixa nos dias com chuva”.
A SPAIC refere que esta semana (14 a 20 de junho), em Lisboa (região de Lisboa e Setúbal), a concentração de pólen na atmosfera irá registar valores de risco baixo a elevado. Estando em destaque as concentrações de grãos de pólen das árvores oliveira, sobreiro e carvalhos e das ervas gramíneas, azeda, tanchagem, quenopódio, urtiga e urticáceas (inclui a parietária).
Recomendações da SPAIC
Proteja-se das agressões dos pólens (alergias) e nos dias de nível elevado:
- Evite realizar actividades ao ar livre:
Evite realizar actividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas. Passeios no jardim, cortar a relva, campismo ou a prática de desporto na rua, irão aumentar a exposição aos pólenes e o risco para as alergias.
………………………………. - Mantenha as janelas fechadas:
Sempre que viajar de carro tenha as janelas fechadas. Assim poderá passear reduzindo significativamente o contacto com os pólenes. Os motociclistas deverão usar capacete integral. Em casa deverá manter as janelas fechadas quando as concentrações dos pólenes forem elevadas.
………………………………. - Use óculos escuros:
Uma forma eficaz e prática de evitar queixas oculares será a utilização de óculos escuros sempre que sair à rua.
………………………………. - Faça a medicação prescrita:
A medicação será a forma mais eficaz de combater os sintomas de alergia. Consulte um médico especialista de Imunoalergologia para o diagnóstico correcto e prescrição do medicamento mais adequado. A prevenção poderá passar pela realização de vacinas anti-alérgicas.